F1 MONZA: LEWIS HAMILTON VENCE EM ITÁLIA E REFORÇA LIDERANÇA DO MUNDIAL

Monza. Formula 1 Gran Premio Heineken D’Italia 2018 – Circuito de Monza 14.ª prova do Campeonato Mundial teve lugar na casa da Ferrari, mas o vencedor foi Lewis Hamilton (Mercedes) que cumpriu as 53 voltas ao traçado italiano em 1:16:54.484s.

No final comentou: “A Ferrari fez um grande desafio. Um enorme obrigado aos meus fãs – eles me inspiraram tanto”.

A Qualificação deste sábado foi muito disputada, com Kimi Raikkonen a pulverizar a volta mais rápida ao circuito de Monza em 1:19,119s estabelecendo, paralelamente, a volta mais rápida numa qualificação em F1. Mas, a corrida deste domingo, não correu tão bem e o piloto da Ferrari ficou em segundo lugar, com os pneus quase desfeitos, como comentou no final da prova: “Acho que fomos rápidos o suficiente, mas os nossos pneus traseiros foram-se e foi uma batalha perdida desse ponto”.

Ainda assim à frente de Valtteri Bottas (Mercedes), que gastou mais 14.066s que o vencedor.

Um pódio dividido, mais uma vez, entre Mercedes e Ferrari. Lewis Hamilton soma agora 256 pontos e lidera o campeonato de pilotos, seguido de Sebastian Vettel, com 226 pontos e Kimi Raikkonen, com 164 pontos. O Top5 encerra com Valtteri Bottas, que tem 159 pontos e Max Verstappen, com 130 pontos. O mundial de construtores é liderado pela Mercedes, com 375 pontos, seguida da Ferrari, com 360 pontos e da Red Bull Racing Tag Heuer, com 238 pontos. O Top5 do mundial de construtores integra ainda a Renault, com 82 pontos e a Haas Ferrari, com 76 pontos.
A GP de Itália, além do desfecho algo inesperado, uma vez que a Ferrari se posicionou logo à partida como favorita, contou ainda com algumas situações dignas de registo.

É o caso do toque, na Curva 4, entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel (volta 2) logo no princípio da corrida. A decisão dos comissários não reflete culpa a nenhum dos pilotos, mas o facto é que Sebastian Vettel caiu para a última posição e teve de ir à boxe substituir o nariz do carro e aproveitou para colocar pneus Soft.
Na frente da corrida Kimi Raikkonen ficava sozinho, sem poder contar com a ajuda do companheiro de equipa para poder conter a fúria dos Mercedes. A Sebastian Vettel no regresso à pista restava fazer uma corrida de traz para a frente e tentar chegar o mais perto possível dos lugares do pódio para não se afastar na corrida pelo campeonato do mundo de pilotos.
Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e a Mercedes iam tecendo a estratégia. Kimi Raikkonen facilitou a vida aos adversários sendo o primeiro a trocar de pneus supermacios para macios. Enquanto Lewis Hamilton retardava o mais possível a ida à box e Valtteri Bottas ainda mais pois o objetivo era fazer de “tampão” às investidas de Kimi Raikkonen e permitir a aproximação de Lewis Hamilton.
Bottas e Hamilton finalmente trocam de pneus, com o primeiro a ceder posição a Max Verstappen. Seguiu-se uma “troca de galhardetes” entre o piloto da Red Bull e Valtteri Bottas. Numa zona de travagem Max Verstappen resistiu o mais que pôde ao ataque de Valtteri Bottas só que na mudança de direcção empurrou o Mercedes para fora da pista.
Situação analisada pela Direção de Corrida a decisão foi uma penalização de 5 segundos ao piloto da Red Bull, que embora tenha cortado a meta em terceiro lugar, não chegou a ir ao pódio. Os 5 segundos custaram-lhe ainda o 4.º lugar, colocando-o na 5.ª posição, atrás de Sebastian Vettel.

Depois é o que já se sabe.

Perante um público fã da Ferrari, Lewis Hamilton quase ao cair do pano desferiu o golpe final a Kimi Raikkonen.

Uma ultrapassagem feita com precisão no final da reta da meta colocou o Ferrari na segunda posição, numa altura em que Raikkonen muito pouco poderia fazer pois os pneus traseiros mostravam uma degradação acentuada e por consequência, fraca aderência.
Nota de rodapé para Daniel Ricciardo que mais uma vez vê o Red Bull não corresponder e a meio da corrida acaba por abandonar, por cedência do motor.
Também ao fim de 10 voltas Fernando Alonso (McLaren) entrou na boxe e abandonou devido a problemas técnicos.

E Marcus Ericsson (Sauber), que acabou a corrida em 16.º lugar, também não teve melhor sorte com a destruição de um pneu que o obrigou a ir à boxe, o que lhe custou muitos lugares na tabela.

A próxima prova, a 15.ª do campeonato, Formula 1 2018 Singapore Airlines Singapore Grand Prix Singapore realiza-se no Circuito de Singapura de 14 de a 16 de setembro.

Classificação Grande Prémio de Monza

Classificação de Pilotos

Classificação Construtores

#TablierMagazine
Fonte: F1.com | Fotos|Vídeos: © Jerry Andre/Sutton Images /  Mark Sutton/Sutton Images/ F1 Twitter /Daimler

Related posts